domingo, 11 de março de 2018


CONVIVÊNCIAS / AMIZADES



Uma das formas de passar o tempo no período que nos encontrávamos a cumprir a nossa missão era a sã convivência com quem nos rodeava. E esses convívios eram feitos de inúmeras formas: conversando, jogando os mais variados jogos, praticando desporto, etc, etc. Essas manifestações, muitas vezes, realizavam-se, fora dos muros do aquartelamento e transportavam-se para os meios civis e até, embora também militares, com elementos da Força Aérea.

Com os últimos elementos referenciados praticávamos desporto. Como todos se devem lembrar nós tínhamos uma equipe de Andebol, o que acontecia, também, com os mesmos. Foram, ao longo do tempo, vários os confrontos que tivemos. Dos mesmos nasceram, naturalmente, amizades que se estenderam para fora dos recintos desportivos. Normalmente os embates eram disputados nas instalações do Clube Desportivo de Saurimo e os resultados, embora fossem importantes, pois ninguém gostava de perder, eram imediatamente esquecidos na mesa de um qualquer bar com uns canhangulos à frente.

Quando estávamos prestes a acabar a comissão, não deixaram aqueles elementos de organizarem um jogo de despedida. Esse foi nas instalações da Base Aérea. Além do jogo, que foi muito animado, homenagearam-nos, a quem quis ficar, com uma ceia na messe dos cabos-especialistas, havendo no final uma sessão de variedades com fados e música. O convívio durou, praticamente, toda a noite e aconteceu no dia 30 de Maio de 1972. Para nos deslocarmos para a a Base Aérea foi-nos concedido transporte em viaturas militares, devidamente autorizado pelo nosso Major (à época) Estorninho, que quando lhe solicitei o mesmo me apelidou de agitador desportivo. Estava bem disposto..........

As fotos que passo a seguir referem-se ao jogo, cujo resultado não há registo, pois não era o mais importante. Na nossa memória ficou sim a estima e a amizade de quem como nós se encontrava longe de quase tudo.




Carlos Amaral


Sem comentários: