DR. AGOSTINHO NETO
![]() |
1922/1977 |
Bem vindo ao blog não oficial do Batalhão de Caçadores 2911/CCS um espaço para partilha de notícias, fotos, recordações e histórias relacionadas com o mesmo. Este Batalhão foi uma força militar formada no Reg. de Infantaria nr.2, em Abrantes, onde lhe foi ministrada a Instrução de Aperfeiçoamento Operacional (I.A.O.), composto pelas Companhias de Comandos e Serviços e de Caçadores 2696/2697/2698, para prestar serviço no Leste de Angola, distrito da Lunda, entre Abr/70 e Jun/72.
DR. AGOSTINHO NETO
![]() |
1922/1977 |
MUDAM-SE OS TEMPOS, MUDAM-SE AS ESTÁTUAS
Habituamo-nos, durante a a nossa permanência a ver o busto que homenageava Henrique de Carvalho, no jardim junto ao Palácio do Governador. Hoje, logicamente, tal já não se justifica. Assim, no mesmo local, procederam à sua substituição pelo do Dr. .Agostinho Neto, personalidade de grande relevo na república angolana.
ZONA MILITAR DE SAURIMO
O pequeno vídeo que se segue é da portaria da Zona Militar de Saurimo. Embora no mesmo não se veja o nosso quartel, o mesmo deverá fazer parte da mesma. Não é possível a aproximação a estranhos, por isso não houve hipótese de mais pormenores.
Nos seus muros pode-se ler o seguinte:
" EXÉRCITO - FIRME PERANTE OS DESAFIOS DO FUTURO, PRESERVANDO A VIDA E A FAMÍLIA REDUZINDO OS ÓBITOS POR CAUSAS EVITÁVEIS"
MESSE DOS OFICIAIS
Este era o local onde estavam instalados os Oficiais militares que se encontravam na cidade, não só da nossa Companhia, mas também de todos os Pelotões independentes, mas adidos à mesma. Também por lá se encontravam as esposas de alguns, que os acompanhavam na sua missão. As suas refeições eram feitas no mesmo local Para isso, além da sala para o efeito, estava servida de cozinha e de pessoal habilitado para a confeção das mesmas. Para o bom funcionamento e sua organização, todos os meses havia um responsável, eleito entre os residentes, por uma escala rotativa. A foto que se apresenta, é de uma das gerências do Alferes Vitor Amaral, reunido com o pessoal que colaborou consigo num período da sua responsabilidade, convivendo num almoço de reconhecimento pelos bons serviços que lhe prestaram. Pelo que consta a ementa foi de "arromba", sendo o prato principal Leitão à Moda da Bairrada, bem regado por um bom vinho, que me parece, pelas garrafas, ser GATÃO. Das entradas e sobremesa nada se sabe. Pela cara dos presentes tudo correu bem, Quem os consegue identificar?
ARQUIDIOCESE DE SAURIMO
Em 10 de Agosto de 1975 foi criada a Diocese de Saurimo. do rito Romano, sendo elevada a Arquidiocese em 12 de Abril de 2011. É composta por cinco paróquias e tem ao seu serviço dezoito sacerdotes. A sua Sé Catedral é a igreja do nosso tempo e honra Nossa Senhora da Assunção.
A foto, que se apresenta, onde se poderá ver a mesma iluminada, foi-nos enviada pelo Brito (Ex Fur) e tirada por um seu familiar que visitou a cidade recentemente.
CINE CHICAPA
Esta sala de espetaculos foi inaugurada durante a nossa permanência em Henrique de Carvalho. No decorrer da guerra cívil angolana ficou muito danificado, entretanto recuperado e presentemente encontra-se em ótimas condições. A foto que se apresenta é muito recente, aliás nela se poderá ver, num dos cartazes, a apresentação de um programa de Natal.
Esta foto foi enviada pelo ex-Furriel Brito e foi tirada por um seu familiar, que esteve em Saurimo em visita.
DESFILE - ABRANTES
O dia 23 de Abril de 1970 foi dedicado à entrega do Guião ao nosso Batalhão , cerimónia a que assistiu o Comandante da 2ª Região Militar, o qual fez uma breve alocução. Usaram também da palavra o Comandante do RI 2 e o nosso Comandante. Seguiu-se a celebração de uma missa e a benção do referido Guião. Terminou com o desfile conforme demonstra a foto. Na mesma vê-se o Alferes Amaral a comandar o seu Pelotão e em primeiro plano o Sargento Costa.
![]() |
27 DE ABRIL DE 1972
Nesta data comemoramos dois anos do nosso embarque para terras da Lunda, por isso foi considerado um dia especial. Realizaram-se vários eventos, entre os quais um jogo de futebol-salão entre os Oficiais. A foto é de uma das equipes. Na mesma podemos ver alguns que até hoje não tínhamos conseguido qualquer registo fotográfico da época; casos do Capelão, do Capitão Fernandes, do Tenente Ferreira, do Médico Santos Coelho e do Alferes Rocha.
N:B.- O Capitão com a bola bem agarrada não é para dizer que é um grande goleador, mas, sim, para tapar um buraco que a camisola tinha.
![]() |
De pé: Ferreira (Tenente) - Cendão (Capelão) - Silveira (Alf. Pel,Morteiros) e Santos Coelho (Médico). em Baixo: Rocha (Alf) - Fernandes (Capitão) e Vitor Amaral (Alf) (Foto enviada por Vitor Amaral) |
FOTOS DE HENRIQUE DE CARVALHO
As fotos são de dois estabelecimentos da cidade do período que por lá nos encontramos. O Hotel Central, único na cidade, e da Papelaria Joarte. Eram bem conhecidos de todos nós, pois ficavam na rua principal, onde havia a maior parte do comércio. Pelo estado da rua, ainda em terra, as mesmas foram tiradas nos primeiros tempos da nossa permanência.
(Fotos enviadas por Vitor Amaral (Ex Alf)
PASSAR O TEMPO LIVRE
Uma das formas de passarmos os nossos tempos livres era a assistir
a manifestações desportivas. A foto é de um desses momentos e mostra-nos a atenção com que todos tinham, menos um, ao que se passava dentro das quatro linhas. Reconhecemos, na mesma, entre outros os Alferes Pimentel e Amaral, os Furriéis Frutuoso e Monteiro, todos na fila de cima, bem como o Castro, o Correia, o Zé Henriques e o Luciano, na fila de baixo.
PELOTÃO RE RECONHECIMENTO E INFORMAÇAO
Todos os Pelotões tinham os seus craques na modalidades de futebol-salão, o de Reconhecimento e Informação, não fugia à regra, fazendo-se representar em vários torneios com uma equipa. A foto em baixo é uma com que se apresentou, talvez, num desses eventos: