BOM NATAL E UM 2020 REPLETO DE COISAS BOAS, SÃO OS NOSSOS DESEJOS PARA TODOS O NOSSOS CAMARADAS E AMIGOS
Bem vindo ao blog não oficial do Batalhão de Caçadores 2911/CCS um espaço para partilha de notícias, fotos, recordações e histórias relacionadas com o mesmo. Este Batalhão foi uma força militar formada no Reg. de Infantaria nr.2, em Abrantes, onde lhe foi ministrada a Instrução de Aperfeiçoamento Operacional (I.A.O.), composto pelas Companhias de Comandos e Serviços e de Caçadores 2696/2697/2698, para prestar serviço no Leste de Angola, distrito da Lunda, entre Abr/70 e Jun/72.
quarta-feira, 18 de dezembro de 2019
segunda-feira, 2 de dezembro de 2019
A G3 VAI SER SUBSTITUÍDA
Já é conhecida a nova família de Armas Ligeiras, que vem substituir a que até agora equipava o Exército Português. A sua apresentação ocorreu no passado mês de Setembro. Estiveram presentes além do Primeiro Ministro, o Ministro da Defesa, o Chefe do Estado-Maior do Exército, entre outras entidades militares e civis.
A nossa bem conhecida G3, companheira de todos nós durante o período em que nos encontramos ao serviço do Exército, vai ser substituída pela FN SCAR-L. O processo de aquisição desta nova arma já se iniciou e, no período de transição, vão ser adquiridas 15 000 espingardas daquele tipo.
No decorrer da cerimónia houve uma demonstração, com fogo real, das novas armas; uma sessão de tiro de precisão aos 100 metros e outra de tiro em movimento.
Para terminar, e entre outras alocuções, usou da palavra o Senhor Chefe do Estado-Maior do Exército, que no seu discurso se referiu à arma em substituição da seguinte forma: Um "compromisso de credibilidade", "um sentimento de orgulho" e por fim, a convicção de que o Exército, reconhecendo e congratulando todos os que cumpriram equipados com a espingarda G3 "não deixará esmorecer a memória desta arma", estando convicto de que os militares do presente, assim como os seus vindouros, saberão prosseguir "com disponibilidade e eficácia ao serviço dos Portugueses, sempre na senda do reforço da aceitação e do prestígio das Forças Armadas de Portugal"
Características: Calibre 5,56x45mm (NATO) - Comprimento do Cano 368mm - Capacidade do Carregador 30 munições - Comprimentos: Estendida 903mm, Recolhida 840mm, Dobrada 655mm - Cadência de tiro 550-650 tiros/min
Fonte: Revista "Combatente"
sábado, 9 de novembro de 2019
PAPEL - MOEDA
Vulgarmente chamado de nota, o papel-moeda representa dinheiro, que circula de mão para mão, conforme as transacções que se efectuam. Os seus emissores, em cada país é o seu Banco Central. No nosso País é o Banco de Portugal. Nas chamadas Províncias Ultramarinas, durante largos anos, o ex-Banco Nacional Ultramarino teve poderes para emitir as suas moedas. No entanto, em 1926 com a criação do Banco de Angola passou a ser este a fazê-lo nessa Província. Assim, em 1956, foi posta em circulação uma nota de 50$00, com a esfinge de HENRIQUE DE CARVALHO, em sua homenagem, conforme se vê na foto.
FILATELIA
Os C.T.T., em 1963 fizeram uma emissão de selos para a correspondência, e serem utilizados em Angola, sobre os Escudos e as Armas das cidades daquela província. Henrique de Carvalho fez parte da mesma, conforme o exemplar da foto, cujo lema era "Não faço mais porque não posso"
(Da minha coleção)
terça-feira, 5 de novembro de 2019
ALTO MAR - NAVIO PÁTRIA
O
que fixava o meu olhar? E o meu pensamento onde estava? O que tinha
deixado, ou o que iria encontrar? Por certo, era a impotência que
sentia pela liberdade que me faltava. Ao olhar o mar revolto, de
certeza, via nas suas águas esse sentimento, que não nos deixavam
ter.
Carlos Amaral
Carlos Amaral
sábado, 2 de novembro de 2019
CRIPTOS
Faziam parte da nossa Companhia dois Operadores Criptos, o Zé Henriques e o Bessa, mas pelo muito serviço que havia para efectuar, estavam ao dispor do Centro Cripto outros especialistas de várias outras Companhias. Os da Companhia Operacional, que se encontrava instalada no nosso quartel, a 206, e mais tarde a 2696, bem como outros de rendição individual e até de Companhia Operacionais do nosso Batalhão, davam o seu contributo para que fosse possível dar seguimento a todas tarefas que lhes era exigido.
Na foto que apresentamos pode-se ver quatro elementos, dessa especialidade, que pertenciam ao nosso Batalhão. Cada Companhia tinha nas suas fileiras dois elementos. Foi tirada aquando da nossa viagem de Luanda para Henrique de Carvalho, na cidade do Dondo, no dia 15 de Maio de 1970. Após a partida do Grafanil, que aconteceu por volta das cinco horas da manhã, foi nessa localidade que efectuamos a primeira paragem, tínhamos percorrido cerca de 180 Kilómetros
![]() |
Bessa (CCS) - Vitorino (2696) - Cunha (2697) e Zé Henrques (CCS) |
Foto enviada por Zé Henriques
segunda-feira, 21 de outubro de 2019
.

A Juíza Catarina Sarmento Castro, integrada no Ministério da Defesa Nacional. do próximo Governo Constitucional, o XXII, vai assumir a tutela dos Recursos Humanos e ANTIGOS COMBATENTES.
Pelo cargo, parece que, finalmente, vamos ter alguém, a nível governmental, que se irá debruçar sobre os muitos problemas de todos nós, esquecidos como estamos há muito.
sexta-feira, 4 de outubro de 2019
sexta-feira, 13 de setembro de 2019
CÉSAR GUERREIRO MARTINS
Este nosso camarada, (ex Furriel Miliciano), algarvio de Alte, concelho de Loulé, era o responsável pelas Transmissões, da nossa Companhia, no que se referia ao Posto de Rádio e Centro de Mensagens. Pela sua forma de estar e pelo bom ambiente que proporcionava, aos que com ele desempenharam funções, granjeou a amizade e a simpatia de todos. Tinha como um dos seus passatempos a música: tocava viola e cantava bastante bem, fazendo, normalmente, parte dos grupos musicais que animavam as nossas festas.
Depois do nosso regresso não teve qualquer contacto com alguém da nossa Companhia, embora, por vezes, ter sido convidado para estar presente nos nossos Almoços-Convívio, mas por motivos pessoais nunca compareceu. Felizmente, nos últimos dias tal aconteceu. Foi o Domingos Martins, de Almeirim, que se encontrou com ele, e foi-lhe lembrado que tinha sido a última pessoa que se despediu dele, após a nossa chegada. Coincidências dos Martins.....
![]() |
César Martins e Domingos Martins |
quinta-feira, 5 de setembro de 2019
Presidente da República pede que próximo Governo aprove estatuto do antigo combatente
JORNAL I03/09/2019 13:39
M
do recrutamento militar.
No decorrer das comemorações do Dia do Estado-Maior General das Forças Armadas, em Lisboa, o Presidente da República defendeu que o próximo Governo deve realizar medidas nas áreas da saúde, das infraestruturas e do recrutamento militar. Para além disso, Marcelo Rebelo de Sousa pediu ao Parlamento que não adie mais a aprovação do estatuto do antigo combatente sendo que, no passado dia 16 de julho, a proposta de lei sobre o mesmo foi retirada "por dificuldades no modelo de sustentabilidade financeira resultantes das propostas apresentadas pelos partidos no parlamento" como foi noticiado pela agência Lusa.
"É essencial que o Governo que saia das eleições de outubro concretize os passos esboçados e que se impõem em matéria de saúde militar" adiantou Rebelo de Sousa que, realçando a proximidade das eleições legislativas do próximo dia 6 de outubro, justificou que é "justo esperar da Assembleia da República que aprove o estatuto do antigo combatente, que ficou mais uma vez adiado" na reta final dos trabalhos parlamentares.
O chefe de Estado considerou igualmente essencial "levar por diante o que a Assembleia da República aprovou, mesmo no termo da legislatura, em matéria de infraestruturas militares, lei hoje publicada" na medida em que o futuro Governo deve criar "fatores favoráveis ao recrutamento e à valorização no cerne das Forças Armadas, que são as suas mulheres e os seus homens".
(Fonte Jornal I)
(Fonte Jornal I)
quarta-feira, 28 de agosto de 2019
AB4 - Henrique de Carvalho/Saurimo - a cidade
REGISTO QUE MUITO NOS DIZ!!!!!. NOS TEMPOS QUE POR LÁ PASSAMOS HENRIQUE DE CARVALHO ERA ASSIM.
ENCONTREI ESTE EXCELENTE TRABALHO, PUBLICADO PELO "BLOG" DO AB4, E NÃO RESISTI EM PUBLICA-LO. PODEREMOS RECORDAR, DESTA FORMA, LOCAIS QUE PARA TODOS NÓS NOS FORAM FAMILIARES.
sábado, 20 de julho de 2019
VICTOR
NEVES
O
Neves, como era conhecido, no tempo em que passou entre nós, era
Operador Cripto. Não pertencia ao nosso Batalhão, suponho que foi
para o Ultramar numa rendição individual, e, entretanto, colocado no nosso Centro Cripto, sendo a sua permanência não muito
longa. Presentemente vive no concelho de Gondomar e entre as suas actividades, que são diversas, uma delas passa pela poesia, tendo
obra já meritória nesse campo. A seguir postamos, além da sua
foto, um poema seu, onde está bem presente a sua passagem por terras
angolanas, mais vincadamente na zona do Dala e de alguém que por lá
conheceu, a quem presta homenagem com simples mas bem intencionadas
palavras.
(Foto: do nosso arquivo. Poema da sua página de Facebook)
sexta-feira, 28 de junho de 2019
REFEIÇÃO A BORDO
Nos primeiros dias da viagem nem sempre os nossos organismos aceitavam bem as refeições, que nos eram dadas. Não pela sua qualidade, mas pelos efeitos que provocavam nos mesmos. As náuseas eram muitas, pelo balanço da embarcação, e havia quem evitasse ingerir alimentos, só o fazendo em quantidades mínimas.
Na foto, pelo aspecto, bem disposto, de todo o pessoal, (ou seria só para a fotografia?) leva-nos a supor que o pior já tinha passado.
Não sabemos a data desta refeição, se almoço ou jantar, mas vamos pensar que foi no dia 1 de Maio, ao almoço, já em pleno alto mar, e se o foi, a seguir mostramos a ementa de tal refeição.
(Foto enviada pelo Costa e a
ementa pelo Xavier)
sábado, 22 de junho de 2019
AMIZADES - CAMARADAGEM
![]() |
Costa e Armindo |
Esta foto demonstra bem a camaradagem que existia, entre todos nós, enquanto estávamos distantes dos nossos, daqueles de quem sentíamos falta, levando-nos a criar laços de amizade com todos, mas, naturalmente, mais com aqueles, que por várias razões, lidávamos com mais frequência.
Com os da foto assim sucedia. O Costa e o Armindo desempenhavam funções no S.P.M. e por eles passava toda a nossa correspondência. E todos nós, quando ela chegava, pedíamos-lhes que fossem rápidos na sua organização e distribuição.
Desconhecendo-o faziam chegar até nós muitas alegrias, mas por vezes, também, alguma tristeza.
Hoje a circunstância da foto já não se poderá repetir, pois como todos sabemos o Armindo já não se encontra entre nós.
(Foto enviada pelo Costa)
sexta-feira, 21 de junho de 2019
ALMOÇO - CONVÍVIO 2019
Conforme o programado, realizou-se no passado dia 9 o 29º. almoço-convívio da nossa Companhia, Companhia de Comandos e Serviços, do Batalhão a que pertencemos, o de Caçadores 2911. O mesmo realizou-se no Palácio Rauliana,, na zona da Trofa, cujo proprietário é o nosso camarada e amigo RAULINO.
Como é seu timbre, na forma de bem receber os amigos, já demonstrado nos convívios anteriores que organizou, no deste ano não se poupou oferecendo-nos motivos para que o dia ficasse na memória de todos nós.
O pessoal começou a chegar pelas 10,00 horas e depois dos cumprimentos e abraços habituais, fez-se um percurso pelas instalações do empreendimento, visitando todos os jardins, onde nos foi oferecido um aperitivo. Seguidamente, passou-se à primeira parte do menú. Ao pessoal já não faltava apetite, muitos tinham saído de suas casas bastante cedo e a fome começava a apertar. Havia uma variedade enorme de petiscos e foi um regalo para todos nós.
Depois de saciado o apetite, com calma, passou-se ao salão onde nos foi servida a refeição principal. Aqui, continuaram-se as conversas com o barulho dos talheres e com boa disposição.
Pelo meio fomos brindados com a actuação de dois bailarinos que nos ofereceram a visualização da sua arte.
Tomou-se café e digestivos, sendo de seguida abertas as mesas das sobremesas.
Tudo corria pelo melhor e como acontece todos os anos passou-se à animação musical, que deu para muitos dos casais presentes a darem o seu pé de dança. A animação foi grande aliada à não menos boa disposição.
Seguidamente o "Capitão" Fernandes e o Raulino cortaram o Bolo, que foi distribuído por todos acompanhado do espumante respectivo.
No início do repasto, numa breve alocução, o Raulino informou-nos do trabalho que desenvolveu, tentando trazer ao convívio o maior número de antigos camaradas. Os que não estiveram presentes justificaram as sua faltas, com motivos que aos mesmos dizem respeito. Estiveram presentes 43 ex-militares que com os seus convidados totalizou 122 pessoas.
Ficou decidido que o próximo convívio, em 2020, será na zona de Almeirim, ficando encarregados da sua organização o Catalino e o Afonso (Condutor).
Como lembrança foi oferecida uma garrafa de vinho casta Alvarinho rotulada com o símbolo do nosso Batalhão.
Como lembrança foi oferecida uma garrafa de vinho casta Alvarinho rotulada com o símbolo do nosso Batalhão.
Assim se chegou ao fim, depois de um dia bem passado, fizeram-se as despedidas com desejos de estarmos novamente juntos no próximo ano.
quarta-feira, 19 de junho de 2019
18 DE JUNHO DE 1972
Bonita a data a do título.
Depois de mais de 25 meses, em terras de Angola, eis que regressamos. A alegria, no momento do desembarque era contagiante. Pudera, iríamos puder abraçar todos aqueles que nos eram queridos, e que já não víamos há tanto tempo: mães, pais, filhos, mulheres, namoradas, irmãos e até aqueles nossos amigos que nunca nos esqueceram.
Eles chegaram de todo o País, mostrando-nos a saudade que todo aquele tempo ajudara a construir.
A ansiedade era muita, de ambos os lados, e o momento do reencontro foi vivido, se calhar, de maneira diferente, mas algo foi igual em todos, no primeiro impacto: ALEGRIA, ALEGRIA E MAIS ALEGRIA.
Finalmente chegamos e esse momento jamais o esqueceremos.
quinta-feira, 23 de maio de 2019
|
terça-feira, 7 de maio de 2019
MÓVEIS LINHA "SAURIMO"
Há dias numa visita a uma grande superfície encontrei uma linha de móveis com a marca SAURIMO, achei interessante, mas não consegui saber muito mais sobre a sua origem. Suponho não ser de fabrico nacional, pois encontrei referência a uma firma de nome "MÓVEIS 7 MOBILIÁRIO E DECORAÇÃO-SAURIMO, que tem lojas em várias cidades de Angola: Luanda e Saurimo, etc. Como o nome nos diz muito resolvi publicar.
sábado, 27 de abril de 2019
ALMOÇO-CONVÍVIO
2019
Conforme
o combinado, no nosso convívio de 2018, em Castelo Branco, o deste
ano, o 29º. vai
realizar-se no Norte do País, na zona do Concelho da Trofa, na
Quinta do Palácio Rauliana, pertença do nosso camarada e amigo
RAULINO.
Irá
acontecer no Domingo 09 de Junho. A data escolhida proporciona um fim
se semana alargado, visto na Segunda-feira ser feriado, podendo assim
ser aproveitado ao máximo.
Todos
já devem ter recebido o programa do evento, no entanto,
publicamos-lo a seguir para aqueles, que, eventualmente, não tenham
tido acesso ao mesmo.
Como
se pode verificar o dia promete, não só pelo convívio, pelo que
nos é oferecido, mas também, pelo magnífico local onde se vai
realizar. A NÃO PERDER.
Todos
sabemos quanto o RAULINO nos preza, será bom lembrar que as nossas
confraternizações começaram por sua iniciativa. Por tal, todos nós
deveremos fazer uma forcinha e marcarmos
presença. Ele é merecedor pelo seu empenho em nos reunir mais uma
vez.
27 DE ABRIL
FAZ HOJE 49 ANOS QUE PARTIMOS PARA ANGOLA, PARA A GUERRA. Sirvo-me do texto publicado nos 46 anos, para assinalar esta data, por achar nele o, melhor, que os meus sentimentos e lembrança têm daquele momento.
FAZ HOJE 49 ANOS QUE PARTIMOS PARA ANGOLA, PARA A GUERRA. Sirvo-me do texto publicado nos 46 anos, para assinalar esta data, por achar nele o, melhor, que os meus sentimentos e lembrança têm daquele momento.
Faz hoje 46 anos que partimos para Angola. Eram sensivelmente 12,20 horas quando o navio Pátria largou do Cais da Rocha Conde de Óbidos. Nesse momento, que acho que jamais esqueceremos, todos nós sentimos um nó na garganta. Sabíamos que estávamos a partir, desconhecíamos se um dia voltaríamos. O ambiente que se vivia no momento era de resignação, voltar atrás não podíamos. Eu considerei-me prisioneiro e, nesse estado mantive-me até pôr os pés, novamente, em terra. Aqui, se quisesse, podia fugir......
![]() |
Um embarque |
Dos momentos antes do embarque, como estava sozinho, fui-me apercebendo de toda a tristeza que invadia os rostos dos presentes na doca. Pais, mulheres, noivas, namoradas, filhos e amigos tentavam animar-se uns aos outros, mas a dor pairava no ar. Por sua vez os militares tentavam ser fortes, sim fortes, pois eles iam para a guerra e na guerra não se pode esmorecer. E lá se fizeram as despedidas, beijos, abraços, palavras de ânimo e votos de muita sorte.
![]() |
Navio Pátria |
Já dentro do navio, todos procuraram a melhor posição para verem e serem vistos por aqueles que continuavam a acenar em forma de despedida.
Esta é uma data que marcou as nossas vidas. Há o antes e o depois......
(Carlos Amaral)
sábado, 26 de janeiro de 2019
O ZÉ HENRIQUES JÁ É AVÔ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
O provérbio é bem antigo: "Depois da tempestade vem a bonança". Após um ano, 2018, que foi madrasto para com camaradas nossos, eis que entra o 2019 com boas notícias. Esperamos muitas mais. Ainda estamos no início do ano e uma já surgiu. Assim; nasceu a MATILDE, a primeira neta do Zé Henriques, que lhe foi dada pela sua filha Paula. Aconteceu no passado dia 16.
O Zé, anda todo vaidoso e "babado", não sendo caso para menos.
Aproveitamos para lhe dar os nossos PARABÉNS, extensivos à sua "Paulinha", desejando tudo de melhor para a Bébé.

Subscrever:
Mensagens (Atom)