sexta-feira, 15 de julho de 2022

 FALECEU A D.MANUELA ESMERIZ

Aconteceu o que a "LEI DA VIDA" tem para com todos os seres deste mundo. Tivemos conhecimento que a Exmª. Senhora D. Maria Manuela Esmeriz, esposa do nosso Comandante, faleceu. O seu funeral realiza-se hoje, dia 15, pelas 11 horas, encontrando-se o seu corpo na Igreja do Foco, que se situa bem perto da Avenida da Boavista, no Porto, onde serão realizadas as cerimónias fúnebres.

Desta Senhora, que resistiu até aos 97 anos, e que a todos nós, principalmente aos da CCS do Batalhão, muito diz, muito teríamos que dizer. Lembremo-nos da sua presença, em grande parte do tempo da nossa comissão, junto de nós, acompanhando-nos em muitos dos nossos momentos de lazer: festas, comemorações e até assistindo a algumas manifestações desportivas. Senhora de uma educação esmerada, teve sempre um bom trato com todos os militares, sem olhar aos seus postos. Deu a todos sempre bons conselhos quando lhe eram pedidos e interferiu favoravelmente em situações menos agradáveis para alguns de nós.  Um dos benefícios que tivemos, após a sua chegada, foi o tratamento que passamos a ter, derivado do desanuviamento do ambiente que até aí se vivia. A nível da população civil também teve trabalho prestigioso, pois fez parte de organizações em prol da mesma.

Esteve presente em alguns dos nossos almoços-convívios anuais, considerando-se como fazendo parte de um pouco de todos nós. Todos nós lhe reconhecemos a amizade que sempre nos dispensou.

A todos os seus familiares e amigos, principalmente à sua digníssima filha, que também esteve connosco em Henrique de Carvalho, apresentamos, neste momento triste, as nossas sinceras condolências.

PAZ À SUA ALMA

3 comentários:

Carlos Amaral disse...

A SEGUIR PASSA-SE A MENSAGEM QUE O NOSSO CAMARADA E AMIGO RAÚL REINA RAMOS ENVIOU PARA O BLOG SOBRE ESTE TRISTE ACONTECIMENTO:

FALECIMENTO: D. Maria Manuela Gonçalves de Esmeriz - 14 de Julho de 2022 - 97 anos

Esta bela senhora que tivemos o gosto de conhecer como: esposa do senhor General Passos Esmeriz, teve um papel fundamental na nossa vivência militar, principal e particularmente na nossa estadia em Henrique de Carvalho - Angola.
São muitos os episódios que se contam. Mais de quem por razões de especialidade, tinham acesso (talvez propositado) a ouvir algumas das conversas entre o casal, mas tudo quanto se relata, só é bem demonstrativo da razão de ser do nosso testemunho.
Sem minimamente tocar em memórias, a senhora D. Maria Manuela Gonçalves de Esmeriz, foi quem melhorou a vida da Companhia de Comando e Serviços quando passou a fazer parte da nossa "comissão" em Angola, juntamente com a menina Raquel - precisamente da idade de quase todos nós - 74 anos, hoje respeitosamente Drª. Raquel.
Tive o privilégio de várias vezes estar em casa da Família Passos Esmeriz, pelas diversas circunstâncias, principalmente pelos nossos convívios anuais. A senhora D. Manuela era de uma simpatia e acolhimento enorme. De um afável trato. Posso dizer que considero a senhora D. Manuela como o complemento maternal que tivemos em Henrique Carvalho que nos faltava.
Sempre que falava dos militares da CCS do B.Caç. 2911, dizia que eram os seus meninos. Ainda há pouco me disse isso e dizia-o com muito amor e carinho fraterno de uma Mãe.
No passado dia 8, como de costume, telefonei na véspera do convívio para receber a sua mensagem que tanto gostava de dar.Afinal já não lhe falei, pois apesar de uma voz também tão carinhosa de sua filha Raquel tão parecida com a Mãe que até me confundiu, disse que o momento não era bom, a situação era preocupante, aliás como transmiti no convívio realizado em Almeirim no passado dia 9 de Julho.
Esta noite, já depois da meia noite, a Drª. Raquel Esmeriz transmitiu-me a triste notícia. A sua querida Mãe tinha falecido.
Transmiti a notícia a vários antigos camaradas, já que fazê-lo a todos seria impossível.
Mandei fazer um ramo de flores para em nome da nossa CCS me apresentar no acto fúnebre, aqui no Porto, na Capela do Foco.
Na mensagem fúnebre do ramo de rosas brancas, escrevi: LEMBRANÇA DOS SEUS "MENINOS" DA ccs/b.caç. 2911 - era assim que a senhora D.Manuela nos identificava. Ao chegar cumprimentei sua filha Raquel e entreguei esta nossa última recordação-lembrança que a comoveu e colocou na urna para ir junto de sua Mãe.
Acompanhei a cerimônia, participando na Celebração em nome de TODOS os antigos companheiros da nossa CCS.
Um beijinho grande D. Manuela.
Obrigado pelo seu carinho.
PAZ a sua alma

Anónimo disse...

Eu Avelino Pereira só agora foi visitar o blogue.,, surpreendeu me a notícia, mais uma vez obrigado ao Raúl,, que muito bem nos representou ,,,! condolências à família!!!

Victor Amaral disse...

Muita saudade desta senhora. Nunca a esquececerei por muitos anos que viva.
Contactámos inúmeras vezes telefonicamente e parecia que os anos nunca passavam por ela. A sua simpatia mantinha-se sempre. Na verdade, eu era também, um dos seus "meninos", tal como todos os restantes elementos da Companhia.
Que descanse em paz.