Sabendo da proximidade que existiu entre a figura em assunto, vitima de um acidente de guerra, e o nosso amigo Raul, pedi-lhe para nos falar do mesmo. A seguir transcrevo o seu relato na íntegra. Esta é uma forma de nos podermos lembrar e homenagear um homem que nos deixou boas recordações.
Amigo Amaral, é com muito gosto que aceito falar do Sargento Gregório.
Naturalmente todos reconhecemos que já passaram 46 anos, mas este teste ao nosso alzheimer é bem aceite.
Pois bem, o Sargento Gregório era um homem simples e de bom trato. Notava-se perfeitamente que os seus conhecimentos administrativos podiam não ser muitos, mas foi-lhe entregue a responsabilidade de "levar" a nossa Companhia para Angola. E reconheçamos que tudo correu bem. Naturalmente que também ter como Comandante de Companhia o nosso amigo Capitão Fernandes, tornava o trabalho administrativo facilitado e eu que o diga, pois os Sargentos que se seguiram só faziam os mapas do rancho e pouco mais.
É verdade que apenas convivemos cerca de 5 meses e como bem sabem, apesar da "distância", hierárquica, foi gratificante conviver com o Sarg. Gregório. Podem ver pelas fotos que envio, são prova da pessoa simples e que fazia da tropa o seu futuro, mas sem "pisar" o seu subordinado. Convivia com grande naturalidade mais facilmente com as praças. Depois foi para a sua Companhia que era a 2697 e, como se devem lembrar, pelo menos foi essa a notícia, morreu quando com outro camarada, manejavam armas. Enfim, ....... Paz à sua alma. Aproveito para lembrar que este desenlace ocorreu em 14 de Fevereiro de 1971.
Sinceramente fiquei muito satisfeito em recordar a memória do Sarg. Gregório e quero enviar-lhe o meu abraço onde quer que esteja.
Se eventualmente a sua família que é de Braga tomar este conhecimento, fico ao dispor para eventual contacto.
Realmente .......... AS ARMAS TAMBÉM UNEM OS HOMENS
Amigo Amaral, o meu abraço para ti e extensivo a todos os nossos antigos companheiros de armas.
Raúl Ramos
Sarg. Gregório - Raul |
Raul - Sarg. Gregório |
Sem comentários:
Enviar um comentário