EMISSOR REGIONAL DE SAURIMO
Em Henrique de Carvalho, durante a nossa estadia, existia uma Estação de Rádio, que com as suas emissões pretendia ser uma forma de entretenimento regular da sua população. Assim, ao sintoniza-la ficávamos ao corrente de: notícias de toda a ordem, da actualidade musical e desportiva, havia passatempos, programa de discos pedidos, etc, etc. No fundo pretendiam dar na cidade vida à uma das grandes invenções, que começou a chegar ao público mundial pelos anos de 1920, com as primeiras emissões na Argentina e nos Estados Unidos.
A nossa Companhia, como em todas as áreas do quotidiano da cidade, teve também um papel interventivo no referido emissor, como podemos ver no enxerto, que passamos a seguir, de uma entrevista que o então Alferes Pimentel deu, em devido tempo, ao jornal "Correio da Manhã", que já publicamos na íntegra, em 2014.
"Durante a minha permanência em Lunda também fiz rádio numa emissora regional da Rádio Oficial de Angola. Eu, o alferes Amaral e o furriel Valente fazíamos um programa duas vezes por semana. Chamava-se ‘Mosaico’. O nome foi escolhido pelo comandante. Passávamos música e fazíamos artigos sobre cinema e música. Os discos eram emprestados por militares ou por uma loja que vendia um pouco de tudo. Entre outras, passávamos música de Zeca Afonso. Nunca ninguém nos disse que era proibido. Mas, passado um tempo, apareceu lá um fulano que exigiu ver os artigos que tínhamos para ler no programa. Começou a fazer emendas, mas dava mais erros gramaticais do que nós. Quando começou o programa só pusemos música. Não lemos os artigos e no final anunciámos que tinha sido o último programa. Ele não disse nada,"
Sem comentários:
Enviar um comentário