PARA RECORDAR
BERLIET: Bem conhecidos entre nós, principalmente para os nossos Condutores e Mecânicos, a seguir apresentamos uma breve resenha histórica sobre os mesmos:
A Berliet Gazelle foi a resposta
francesa aos camiões GMC, Morris, Austin, e outros, que datando da Guerra
Mundial ainda equipavam a maioria das forças armadas europeias nos anos
50/60.
Numa altura em que muitos destes
países estavam envolvidos em conflitos nas suas colónias (a França na Guerra
da Argélia, a Bélgica no Congo, e Portugal em plena Guerra Colonial), a
necessidade de um veículo de transporte pesado, polivalente, e todo o terreno
era grande.
Os técnicos da Berliet desenharam
um veículo relativamente simples de produzir, robusto e de fácil manutenção,
capaz de operar com fiabilidade nos terrenos e climas mais extremos.
Em 1962, Metalúrgica Duarte Ferreira estabelece
um acordo com a Berliet para montar sob licença no Tramagal sete
modelos comerciais de várias gamas e capacidade de carga: o GAK, o GBK, o GLC,
o GCK, o TBK, o TCK e o TFK. A produção começa em Fevereiro
de 1964 e, no outono desse ano, a Berliet faz a primeira demonstração de um
camião para o Exército, levando ao campo de tiro de Alcochete o seu modelo
GBC-8 4x4 KT. Logo depois surge uma encomenda para 450 camiões militares
GBC-8 KT 4x4, satisfeita entre junho de 1965 e fevereiro de 1966. Os camiões Berliet
Tramagal, como ficam conhecidos, passam a ser usados nas três frentes da:
Guerra Colonial: em Angola, Moçambique e na Guiné-Bissau. Em
1968, a Berliet e a Metalúrgica Duarte Ferreira começaram a desenvolver um
camião mais simples, especialmente adaptado às necessidades do Exército. A
viatura é ligeiramente mais curta e possui uma frente da viatura simplificada e
com ângulos mais direitos, com aberturas laterais no compartimento do motor
para facilitar a sua ventilação e evitar o sobreaquecimento nas condições
difíceis de África. O motor é agora um M420/30X a gasóleo com 135 cavalos de
potência.
Num espaço de dez anos, entre 1964 e
1974, a linha de montagem do Tramagal entregou um total de 3.549 veículos táticos pesados Berliet-Tramagal às Forças Armadas portuguesas, repartidos por
três modelos: 1.670 camiões GBC da versão 4x4 e outros 972 da versão 6x6 e 907
exemplares GBA 6x6. Em 1976 são vendidas 134 viaturas a Angola e, três
anos depois, outras 120.
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