domingo, 18 de abril de 2021

 

COMPANHIA DE CAÇADORES 206/AV-R.I.21

A Companhia de Caçadores 206, de que bem nos lembramos, estava estava colocada em Henrique de Carvalho, no nosso quartel, quando aí chegamos e permanecemos durante mais de dois anos. Esta Companhia, "Avançada" era local e operacional e pertencia ao Regimento de Infantaria 21, sediado em Nova Lisboa. Todos os anos era formada uma nova Companhia, a qual era designada com o ano da sua formação.  Por esse facto poderiam estar no ativo mais do que uma, mas com a referência do seu ano. Assim, se distinguiam umas das outras.  

A que fomos encontrar foi a 206/70, e já se encontrava em Henrique de Carvalho desde 07 de Janeiro de 1970. Tinha efetuado o seu IAO em Cuando Cubango, nos finais do ano de 1969, onde deixaram a sua marca conforme o  seu símbolo abaixo apresentado.

Era composta maioritariamente por militares locais, reforçada com outros da Metrópole, principalmente por alguns com especialidades cuja formação não existia em Angola. Estavam sempre adidas a um Batalhão. No caso da que estamos a tratar esteve sob o comando da Batalhão de Caçadores 2843, que fomos render, passando a seguir a estar sob o comando do nosso Batalhão, situação que aconteceu até aos finais de Janeiro de 1971, quando regressou à sua unidade base, sendo rendida por outra.

Quem dela fazia parte, entre outros da metrópole, foi o ANTÓNIO ASCENÇÃO, vagomestre, que tem tido uma colaboração bastante assídua com este blog. No seu percurso militar, e pelas diversas circunstâncias, foi obrigado a fazer vários IAOs, o último em Cuando Cubango, entre outros, sendo um deles no Regimentos de Transmissões, no Porto, já extinto.













Sem comentários: