segunda-feira, 18 de janeiro de 2021


LUX BAR

Todos nós, de certeza, que temos na nossa memória o Lux Bar e do seu proprietário Snr, Fernando Castro. Local onde muitos de nós paramos algum do nosso tempo livre. Além da parte de snack-bar, pois tinha balcão com cadeiras, podia-se tomar café ou nos refrescarmos bebendo uma qualquer bebida. Além destas valências tinha um bilhar de snooker, suponho o único na cidade. Este estava sempre ocupado pelos amantes da modalidade. No mesmo espaço tinha também um restaurante,  frequentado por militares, mas não tanto como outros da cidade. O nosso camarada Alcobia, telegrafista, chegou a fazer por lá uns serviços.

No Natal de 1971, o seu proprietário, organizou uma Ceia, sujeita a reserva antecipada. Eu estive presente e recordo-me que foi uma noite muito bem passada. Tiveram o cuidado de nada faltar das guloseimas da época. Estiveram presentes militares e civis, que como nós estavam longe das suas famílias. A ceia terminou por volta da meia-noite, sem que antes os mais vocacionados cantassem fado. Tudo se passou num ambiente familiar.

O Senhor Fernando Castro, era uma pessoa bastante simpática, sabia viver com todos os que o rodeavam. Bom conversador uma pessoa estimada por todos. Além deste estabelecimento era proprietário da Foto Lux, Era natural da cidade do Porto, de que falava com muita saudade.



O Snr. Fernando Castro e a viatura de serviço

3 comentários:

Unknown disse...

Era meu amigo. Trabalhou com meu irmão e cunhado no Porto. Fotografou a comunhão de minha sobrinha e fui encontrá-lo em H. Carvalho. Gerou-se uma grande amizade entre nós. Vendeu-me uma Yashica e com ela fotagrafava a companhia e ele revelava as fotos. Encontrei-o ainda no Porto, pós independência. Faleceu poucos anos depois. Gostava rever a foto da piton que havia engolido um bezerro e cuja cabeça do mesmo rasgou a cobra e ficou assim de fora. Foi chamado para fotografar e mostrava com orgulho a mesma. Também tinha uma série de fotos das trovoadas na Luanda que eram um espectáculo. Paz à sua alma.

Carlos Amaral disse...

Recordo-me dessa foto. Era uma das curiosidades e feitos do Snr. Ferrando Castro. Vendi-a e eu comprei-a, emprestei-a a alguém,
sei a quem, que nunca ma devolveu, talvez por lapso. Vou ver se alguém dos meus contactos a tem. Em determinada altura, também, me quis vender uma máquina para eu ser fotografo, não aceitei, vindo a fazê-lo um camarada do Pelotão de Morteiros, o Laginha. O Senhor Castro tinha uma irmã, que também vivia em Henrique de Carvalho. Não sei se é viva, mas sei que fazia parte da Associação de ex-residentes de Saurimo. Na nossa época era uma pessoa que era bastante conhecida na cidade, o seu marido trabalhava na firma Pereira & Rodrigues, proprietária do Hotel Central.
Agradeço que se identifique.

Ascenção disse...

Boa tarde;

Cumprimentos;

Não posso ficar indiferente à "reportagem " sobre o LUX BAR.

Também tenho boas recordações e recordar é viver!!!

Tinha um vantagem era estar mais perto, estava "hospedado" na CASA D!IRENE.

Muito Obrigado.
António dos Santos Ascenção
Fur Mil Comp 206/AV R I 21 em serviço nos Batalhões 2843 e 2911