segunda-feira, 2 de dezembro de 2019



A G3 VAI SER SUBSTITUÍDA



Já é conhecida a nova família de Armas Ligeiras, que vem substituir a que até agora equipava o Exército Português. A sua apresentação ocorreu no passado mês de Setembro. Estiveram presentes além do Primeiro Ministro, o Ministro da Defesa, o Chefe do Estado-Maior do Exército, entre outras entidades militares e civis. 

A nossa bem conhecida G3, companheira de todos nós durante o período em que nos encontramos ao serviço do Exército, vai ser substituída pela FN SCAR-L. O processo de aquisição desta nova arma já se iniciou e, no período de transição, vão ser adquiridas 15 000 espingardas daquele tipo.

No decorrer da cerimónia houve uma demonstração, com fogo real, das novas armas; uma sessão de tiro de precisão aos 100 metros e outra de tiro em movimento.

Para terminar, e entre outras alocuções, usou da palavra o Senhor Chefe do Estado-Maior do Exército, que no seu discurso se referiu à arma em substituição da seguinte forma: Um "compromisso de credibilidade",  "um sentimento de orgulho" e por fim, a convicção de que o Exército, reconhecendo e congratulando todos os que cumpriram equipados com a espingarda G3 "não deixará esmorecer a memória desta arma", estando convicto de que os militares do presente, assim como os seus vindouros, saberão prosseguir "com disponibilidade e eficácia ao serviço dos Portugueses, sempre na senda do reforço da aceitação e do prestígio das Forças Armadas de Portugal"


Características:  Calibre 5,56x45mm (NATO) - Comprimento do Cano 368mm - Capacidade do Carregador 30 munições - Comprimentos: Estendida 903mm, Recolhida 840mm, Dobrada 655mm - Cadência de tiro 550-650 tiros/min



Fonte: Revista  "Combatente"




Sem comentários: