quinta-feira, 31 de maio de 2018



VIAGEM COMPLICADA

Estavamos no ano de 1969 e viajar não era muito comum para a maioria das pessoas. Sempre havia umas excursões, organizadas por asssociações, pelo barbeiro, pelos frequentadores de cafés, etc, etc. Muita gente, principalmente as do interior, nunca tinham visto o mar e até os comboios. Mas esta situação começava a mudar-se, principalmente para os homens, com o serviço militar. Os “entendidos” resolviam pôr o pessoal a viajar. Assim, deslocavam os chamados mancebos para locais que destinavam a expensas suas, e assim ficavam a conhecer os país.

Eu até ingressar, obrigado, no serviço militar era um dos que pouco tinha viajado. O mais longe que tinha ido, recordo-me, tinha sido à Figueira da Foz. Os meios de comunicação, também, não permitiam ir muito longe num só dia. No serviço militar até Angola, como sabem, fui. Isto devo, sem dúvida alguma, aos nossos governantes da época.

Uma das viagens que fiz, já a cumprir o “meu” dever como patriota, foi como diz o título deste comentário: bastante complicada, como a seguir passo a contar:

Tinha acabado a especialidade de Operador de Mensagens, no Porto, Regimento de Transmissões e das poucas hipóteses que tinha para escolher a minha colocação, tivemos o privilégio de exercermos essa prerrogativa, face às que me foram apresentadas, eu escolhi Mafra; Escola Prática de Infantaria.

No dia 29 de Novembro, Sábado, levaram-me como a muitos mais, para a Estação de Campanhã, com uma guia de marcha, para viajar para o destino que tinha escolhido. O comboio era o Correio, como era chamado, e saiu daquela estação às 00,20 com destino a Lisboa. A minha guia dizia que tinha de fazer transbordo na Estação de Alfarelos. Logo muita atenção para não a passar sem sair. Mas onde era Alfarelos?. De nome eu conhecia, mas a Estação é que não. E de noite “todos os gatos são pardos”. Valeu-me a ajuda de um dos acompanhantes que era daquela zona e me iria informar quando lá chegássemos. Assim aconteceu. Mais: como era músico numa Banda da zona de Soure, indicou-me um Sargento-Mor, também músico, que se encontrava em Mafra na banda da unidade. Aceitei a sugestão.

Depois de sair do comboio, dirigi-me a um funcionário para que me desse orientação para continuar a viagem. Entretanto, juntaram-se outras pessoas e fomos encaminhados, à luz de umas lanternas, pois tivemos que atrevessar algunhas linhas, para uma composiçaõ que já lá se encontrava à espera de possíveis passageiros. As suas condições eram fracas, mas passados cerca de dez minutos de andamento parou. Fomos informados que tínhamos de saír e passarmos para outra. Estávamos na Estação de Amieira.





A composição para onde fomos encaminhados era de nível superior à anterior, mas estava totalmente às escuras. Entrei numa carruagem, constatando que já lá se encontravam outros passageiros. Não me senti muito bem. Os ditos ocupantes, pelo que me apercebi estavam embriagados, vinham da Póvoa de Varzim e tinham acabado o serviço militar. Após alguns minutos, sorrateiramente, abandonei o local e instalei-me noutra carruagem.

Convencido que iria fazer o resto da viagem para Mafra instalei-me o melhor possível. Porém, enganei-me, passado algum tempo novo transbordo. Aqui, falha.me a memória, estávamos na estação da Figueira da Foz ou Caldas da Raínha? Suponho que era na primeira; linha do Oeste.

O mês de  Novembro estava a terminar, período de muito frio, e eu bem o sentia. Para minorar a situação, arrisquei e vesti por cima da farda uma gabardine, civil, que levava na bagagem e que era forrada com pêlo. Agora nova atenção; Mafra era longe ou já ali?. A manhã estava aí e o comboio começou a encher. Com receio de ter problemas por ir vestido meio à paisana meio à militar tirei o agasalho que me servia de conforto. Notei que a pessoas que me acompanhavam ainda não tinham reparado na situação, pela sua admiração. Falei com alguns, disse-lhes qual o meu destino e se estava longe ou perto. Prontamente se ofereceram para me informarem quando lá chegássemos.

Entretanto, fui informado pelo Revisor que a Estação de Mafra ficava a alguns quilómetros do quartel, cerca de oito, e possivelmente não teria ligação até à vila. Aconselhou-me a sair na Malveira e aqui apanhar um autocarro para a mesma. Seria o mais aconselhável. Tudo para mim era novidade e aceite o conselho.

Malveira, já era bem de dia, entre as oito e as nove da manhã. Procurei o local de partida do autocarro. Informei-me dos horários e comprei o bilhete; custo quatro escudos, hoje dois céntimos!!!! Fui tomar o pequeno-almoço.

Iniciei a viagem, aqui, pelas informações obtidas não havia mais transbordos. Finalmente cheguei ao destino. O motorista indicou-me onde era a entrada do quartel. Desci do autocarro e à minha frente tinha o Convento, fiquei pasmado, conhecia a sua grandeza por fotos, mas ao vivo era coisa bem diferente.

Dirigi-me à Porta de Armas, abordei o sentinela de serviço, que de imediato se pôs em sentido, disse-lhe ao que ia. Por entre dentes perguntou-me de onde eu era, respondi-lhe: de Gaia. Ele também o era, mas não nos conhecíamos. Perguntei-lhe como era aquilo alí, respondeu-me: olha para a letras que estão no cima da porta. Olhei; E.P.I., então traduziu-me: Entrada Para o Inferno!!!!! Boa receção..........

Fui encaminhado para o Oficial de Dia, era um Major. Ia cheio de tremideiras: tinha de me apresentar; dizer aquela ladainha que nos tinham ensinado: apresenta-se o soldado nr. etc, etc. Não foi preciso, devia ter conhecimento da minha chegada e fui encaminhado para uma Companhia onde iria pertencer. Fui recebido pelo Cabo de Dia que registou a minha chegada e mandou-me apresentar no dia seguinte. Um pormenor: não tinha direito a almoço naquele dia, só jantar. Foi-me dada uma licença para sair do quartel.

Saí, era Domingo, dia 30 de Novembro. Mafra estava em festa, realizava~se a Feira de Santo André. Percorri a mesma, estava em plena zona saloia, com hábitos e costumes bem diferentes daqueles a que estava habituado. Apreciei tudo quanto vi fazendo comparações. Estava muito frio e muito vento. Recolhi-me num café, suponho o Central, comi algo. De tarde voltei à feira. Jantei no quartel e deitei-me cedo, pois não tinha dormido na noite anterior e não sabia como iria ser o meu dia seguinte.


Crachá E.P.I.


Porta de Armas

Carlos Amaral

Sem comentários: