UNIMOG
Este tipo de veículo é bem conhecido de todos aqueles que prestaram serviço militar, principalmente os que estiveram em comissão no antigo Ultramar Português.
O Unimog, foi um projeto da Daimler-Benz, surgiu na Alemanha como um veículo agrícola, já depois da Segunda Grande Guerra e só era vendido internamente. Só passados uns anos, após o levantamento da interdição imposta pelos países Aliados no pós-guerra, é que começou a ser comercializado fora daquele país.
Unimog |
Pelas suas características e facilidade de circulação em todos os terrenos começou a ser utilizado pelos exércitos de muitos países. Em Portugal, na guerra do Ultramar, desempenhou funções importantes.
Há dois tipos, os modelos 411 e o 404 este maior que o primeiro, mas ambos eram autênticos "burros de carga". Serviam para todo o tipo de serviços: transportar comida, correio, feridos e até transporte de tropas. Em Portugal havia uma versão específica que se chamou UNIMOG 411.115, sem quaisquer luxos, bastante rústico, incluindo em alguns casos um guincho mecânico frontal. Quando transportava militares a sua lotação na carga era de dez homens, cinco de cada lado, costas com costas, o que permitia a detecção de movimentos nas proximidades. Quando surgia algum perigo, os tripulantes não tinham qualquer protecção e tinham de saltar o mais rápido possível para o chão.
Por todas as suas características foi batizado como "Burro do Mato", sendo a viatura ideal para circular nas picadas cheias de buracos e em terrenos atolados de lama, pois a sua tração às quatro rodas resolvia todos os problemas. Em muitos casos era utilizado para rebocar outros veículos.
Fonte: (Blogtt Clube Douroxtreme)
Sem comentários:
Enviar um comentário