O PÃO - (O NOSSO FABRICO)
Usado como símbolo de vida e do trabalho, o pão é um bem importante em todas as culturas, tendo, até, um significado importante em muitas religiões. Supõe-se que surgiu há mais de 12.000 anos com a cultura do trigo. No entanto só passados alguns milhares de anos é que começou a ser cozido em fornos de barro, pelos egípcios.
O pão só chegou à Europa no ano de 250 a.C., e passou a ser um dos principais alimentos da Roma Antiga. Com a expansão do seu Império, chegou, assim, a grande parte da Europa.
Nós, em Henrique de Carvalho, a partir de determinada altura, passamos a ter fabrico próprio de pão. Para o efeito foi construído um forno, suponho pelo nosso pessoal, que era aquecido a lenha, o da foto, (que foi enviada pelo António Ascenção ex Furriel Mil. da Comp. 206), e com o saber da arte de padeiro do nosso camarada SEBASTIÃO e a ajuda de outros tornamos-nos auto-suficientes na área da panificação.
Já agora: Quem não gosta de pão? e se for quentinho? e ser for barrado com manteiga!!!!!!!!!!!!!
O Forno e o Ascenção a ver se estava tudo em ordem |
Fonte consultada: Net - Invivo/br
P.S. - Entretanto recebemos o seguinte comentário, enviado pelo Sérgio Xavier, sobre
o forno
P.S. - Entretanto recebemos o seguinte comentário, enviado pelo Sérgio Xavier, sobre
o forno
Quem esteve á frente dos trabalhos na montagem do forno foi o Domingos Martins e acho eu que pessoal que o montou na maioria para não dizer na totalidade foram os sapadores eu lembro-me que antes de começar a laborar em pleno caiu duas ou três vezes para não dizer mais e nós na messe estávamos sempre a entrar na brincadeira (principalmente o Jorge) com o Martins dizendo que ele o que queria era manter as obras para não sair do quartel.Mas isso só o Martins é que pode confirmar a veracidade da história.
Um abraço.
Sem comentários:
Enviar um comentário