C.T.T.
Os Correios, mais vulgarmente conhecidos pela sua sigla CTT, prestam um serviço de envio de documentos e embalagem entre um remetente e um destinatário, que podem estar em localidades muito distantes entre si. Em todos os países existem serviços idênticos.
Os primeiros serviços organizados, para o efeito, remontam a 2400 anos A.C.. Os egípcios no século XII A.C. já tinham um serviço permanente de correios, através de mensageiros. Com o decorrer do tempo outras civilizações foram alterando os seus métodos, tornando-os cada vez mais eficientes. Os Cretenses e os Fenícios foram os primeiros a utilizarem pombos e andorinhas.
Em Portugal, o Rei D. Manuel I, em 1520, criou o primeiro serviço de Correio Público e o cargo de Correio-Mor. No entanto, este cargo foi extinto pela Rainha D. Maria I em 1798.
Na cidade de Henrique de Carvalho, pela sua importância em termos Provinciais, existia uma estação dos C.T.T., conforme a foto que apresentamos. Todavia, as Forças Armadas Portuguesas tinham um serviço postal próprio, pelo que pouco dependíamos de tal entidade. Servíamos-nos, sim, dos seus serviços telefónicos e telegráficos, pois além da componente postal também administravam a rede dos mesmos.
Estação dos CTT de Henrique de Carvalho |
Impresso de Notificação com marca do dia |
Telegrama com marca do dia |
Fonte consultada: Wikipédia, a enciclopédia livre
Foto do edifício: Internete